segunda-feira, 30 de abril de 2007

Rota do Contrabando Ibérico 2007 - Relato



Foi neste domingo que os sete elementos do Clube partiram em Direcção a Moimenta -Vinhais para o 4º passeio BTT denominado “Rota do Contrabando Ibérico” (Maratona e Meia Maratona), inserido da XIV Feira Franca. Foi a 2ª prova “internacional”realizada na sua maioria em Espanha.

A distância de Ruivães a Moimenta era muita e como tal havia necessidade de levantar muito cedo (5 horas). Colocaram-se as bikes na carrinha, gentilmente cedida pela Junta de Freguesia de Ruivães a quem agradecemos desde já toda a disponibilidade.
Chegados ao local ainda houve tempo para conhecer Moimenta e para um pequeno almoço  bem agradável (pregos, finos e taças de vinho).

Chegou a hora da partida. Lá fomos nós calmamente, uns mais que outros. Tínhamos pela frente uma subida com cerca de 14km, tendo antes passado por Castromil. Como tudo que sobe desce, foi hora de dar show. E daí até ao 1º abastecimento foi sempre a dar o máximo (Biker NF, PM, e Edu Cop, um pouco mais atrás). Foi a loucura total!

Hora de abastecer e bem. Arrancamos novamente e mais à frente (km 29) era o momento de escolher entre os 38km ou os 62km. Lá fomos três para a Maratona e os restantes iam para a Meia Maratona. Toca a pedalar até chegar ao 2º abastecimento (km 40). Ai as chouriças, alheiras, presunto… Tanta coisa boa! Já não sabíamos se era um lanche ou se era o almoço.

Arrancamos novamente para mais uma subida e aí já custou um pouco mais! Havíamos comido muito!  Mas atravessar rochedos, quase a corta-mato, foi magnífico. De realçar que durante todo o percurso nunca faltou a água e lama. Fomos também conhecendo algumas aldeias, a maioria espanholas: Esculdeira, Charguazoso, Manzalvos…

Chegados a Moimenta – o dos 38km já tinham chegado – foi hora do banho e de comer, bem como de algumas peripécias, nomeadamente a do peão, provocada pelo Gerente. A viagem de regresso foi também muito recheada de loucuras. Só não se perdeu nenhuma bike no caminho com muita sorte!!!

Quanto à organização só temos que dar os parabéns. Os abastecimentos estavam óptimos e a sinalização era muito boa e bem visível. Se tudo correr bem lá estaremos para o ano.




Hora da Partida de Ruivães, ainda de noite. Tivemos que acondicionar as bikes na carrinha da Junta de Freguesia.


Num café em Moimenta - Vinhais.


O pequeno-almoço.


A passear um pouco por Moimenta.


Edu Cop no início da primeira subida.


O PM a meio da primeira subida.


Alguns já vinham com elas à mão.


Início da primeira descida sempre a dar-lhe duro.


Panorâmica da Auto Pista (A-52) - Espanha. Só para informação, aqui não se paga portagem.


1º Abastecimento - Elas a repousar e nós a reconfortar o estômago.


O Edu Cop a chegar ao primeiro abastecimento.


Mais uma vez em Portugal.


O Biker NF a segurar Portugal, não vá ele cair!


Aos 40 km, o segundo abastecimento. Aqui o spray deu para ajudar outros colegas destas andanças. É este o verdadeiro espírito do BTT.


A chegada - O estado em que ficaram.


No fim dos banhos. Era hora de comer alguma coisa.


Já à mesa a debater entre a tasca do Luís ou da Rosa.


7 comentários:

  1. Esta sim, uma prova "só para duros" ;)

    ResponderEliminar
  2. Pena que o "Samuel" não tenha ido...

    ResponderEliminar
  3. Fica para a próxima.
    Haverá sempre outras oportunidades como esta.

    ResponderEliminar
  4. Não é que fosse propriamente muito dura. A Cabreira tem percursso bem mais desgastantes. A única diferença é que habitualmente fazemos menos kms. Mas valeu pena! Havia bons percursos, boa comida e ninguém teve problemas com quedas ou com material (excepto os dorsais perdidos e o cobertor que não se sabe onde anda...).

    ResponderEliminar
  5. foi sem duvida uma boa participação! da minha parte, preciso trabalhar melhor a gestão do esforço para ver se termino melhor um pouco, mas aqueles primeiros 9 km em andamento rápido para apanhar o resto do grupo, causaram as suas "mossas"! temos que repetir, mais e mais vezes. gostei da zona e do acolhimento do pessoal de Vinhais.

    como estamos para domingo? é só consertar o furo e estou pronto para mais uns trilhos.

    ResponderEliminar
  6. faltou dizer que em vez da carrinha deveria ter sido um mini-autocarro para chegarmos lá relaxados!!!

    já há fotos disponiveis no site do Montes de Vinhais e eles querem a morada para mandarem o cd fotográfico.

    ResponderEliminar
  7. Como vai sendo habitual comigo podes sempre contar. É pra não perder o ritmo.

    ResponderEliminar